A Terapia Psicomotora Cuevas Medek Exercise (CME®) foi criada pelo fisioterapeuta chileno Ramon Cuevas, durante o início dos anos setenta em Caracas, Venezuela. É um método destinado a bebês e crianças que apresentam alterações no desenvolvimento motor que afetam o sistema nervoso central, síndromes genéticas e metabólicas, alterações ou deleção de cromossomos ou qualquer outro fator que leve a atraso no desenvolvimento motor, exceto síndromes degenerativas.
A abordagem é baseada em exercícios dinâmicos específicos que solicitam uma resposta ativa por parte da criança a expondo à força da gravidade com o mínimo de suporte e o mais distal possível. O alongamento muscular promovido é integrado aos exercícios, sendo objetivo principal provocar o aparecimento de funções motoras automáticas ausentes.
Como funciona a avaliação do método CME?
A avaliação é própria do Método CME, constando de 41 itens destinados a identificar o estágio de desenvolvimento motor da criança e estabelecer o programa de terapia CME mais apropriado, podendo este ser de forma extensiva, algumas vezes por semana, ou na forma de Terapia Contínua, sendo duas sessões diárias por no mínimo duas semanas e a forma intensiva sendo somente o criador Ramon Cuevas que o realiza.
O CME possui mais de 600 tipos de exercícios e cada um representa um desafio biomecânico particular para a criança, buscando sempre uma resposta ativa, sendo que a escolha do exercício sempre estará diretamente relacionada com o potencial de reação da criança e isto dependerá da habilidade do terapeuta CME em escolher e aplicar uma boa sequência de exercícios durante a sessão visando sempre “provocar” novas reações posturais funcionais espontâneas.
Os materiais utilizados para a terapia são: mesa CME, Kit CME que contém materiais confeccionados em madeira como caixas, tábuas, pranchas, cubos e outros materiais como bolas, canos, discos, organzas e tecido antiderrapante (straps).
Durante a terapia CME não são utilizados quaisquer aparatos externos como órteses, roupas terapêuticas, elásticos, talas e afins.
Existem algumas contraindicações para o uso da terapia CME®, sendo elas: qualquer diagnóstico de doença neuromuscular degenerativa progressiva; diagnóstico de osteogênese imperfeita e idade inferior a três meses (a não ser que o terapeuta responsável tenha formação em CME® II ou III). Existem também alguns fatores limitantes ao terapeuta, que são: idade/peso da criança e presença de determinadas alterações associadas. Nesses casos é importante uma avaliação inicial para verificar se o método poderá ser aplicado em sua totalidade.
Você sabia que pode potencializar os resultados motores do seu filho?
Conheça a Terapia Contínua Cuevas Medek Exercise! Atendimentos de intensa provocação cerebral e resultados através de muitos exercícios diferentes e desafiadores para aparecimento de respostas motoras ausentes. Clique no botão abaixo e realize seu pré-agendamento!
Intensivo realizado pela Leidiany Spessotto de Souza Lima – CREFITO 13/117658 – F especializada no método CME com o criador Ramón Cuevas, fisioterapeuta chileno que nos anos 70 criou o Cuevas Medek Exercise.