É possível cuidar de alguém sem se cuidar?

Entre os meses de Setembro e Outubro de 2020 realizamos uma série composta por 4 lives cujo objetivo foi atrair os olhares para quem cuida (mães, pais, avós, avôs, tias, tios, cuidadores, terapeutas, etc), uma vez que “QUEM CUIDA PRECISA SE CUIDAR”.
Buscamos concentrar idéias simples para tomada de consciência e autoconhecimento, além de dicas básicas e de pequenas mudanças no dia a dia que podem otimizar o autocuidado e consequentemente provocar melhoras em todo o âmbito familiar.
O fato principal é que na grande maioria dos casos temos a tendência a deixar que a rotina exaustiva e desenfreada tome conta dos nossos dias.
Percebemos diariamente que grande parte das famílias tem seu olhar voltado totalmente às necessidades dos filhos, deixando seus próprios aspectos emocionais e físicos em segundo plano. Durante uma rotina intensa de terapias associada às atividades profissionais e pessoais dos pais, e ainda aos cuidados aos outros filhos e membros da família fica cada dia mais difícil e por vezes até irrelevante o fato de “olhar para si”, se preocupar com sua saúde e bem estar. E como diz a clichê orientação de voo: máscaras antes em você e depois nos que estão à sua volta!
Isso para alguns pode soar um tanto quanto egoísta, mas tem sentido não é mesmo? Como poderemos cuidar do outro de forma efetiva se não estivermos bem? Como poderemos promover saúde física e emocional aos membros de nossa família se não estivermos em perfeita condição para tal?
A grande questão é que por vezes nos acostumamos com nosso estado atual de afazeres e saúde. Se estamos “funcionando”, dando conta de realizar aquilo que precisamos, mesmo que isso esteja nos custando nossa própria saúde, por vezes nos basta, pois o que importa é “dar conta do recado”.
Foi diante de todas essas percepções e realidades não apenas para as famílias, mas muitas vezes também para nós profissionais, que tomamos a iniciativa de trazer profissionais de diversas áreas para compartilhar conhecimento e dispor de dicas práticas e orientações básicas de como podemos otimizar nossa saúde para que possamos melhor servir ao outro e cuidar dos que estão à nossa volta e sob nossos cuidados.
Idéias de como tomar consciência e exercitar a organização interior e exterior; como realizar pequenas mudanças alimentares; como entender e conseguir agregar atividades físicas regulares, e como cuidar do corpo, alma e espírito foram compartilhadas.
Sabemos que cada pessoa tem sua história, rotina e crenças. Entretanto, o direito de viver plenamente aquilo que temos para viver, é o mesmo para TODOS. Quando dizemos plenamente enfatizamos a idéia de vivermos de forma saudável, de forma a ter plenas condições de servir ao outro sem ferir nossa saúde e bem-estar.
Cada um de acordo com sua história terá um tempo para chegar ao que considera ideal para si. É preciso inicialmente perceber e identificar o que em sua vida não está fluindo como deveria. Aqui trouxemos apenas os principais pilares que consideramos para manutenção física e emocional saudáveis, sendo alimentação saudável, organização de rotina, prática regular de atividade física e cuidados com o físico, e saúde emocional.
Após a tomada de consciência resultante do autoconhecimento precisamos encontrar um sentido, que deve estar pautado no resultado esperado e então darmos o primeiro passo. Ajuda profissional pode se fazer necessária, para podermos iniciar e seguir em frente.
Em resumo queremos que tudo que foi aqui compartilhado e que todos os desafios que foram propostos possam estar fazendo a diferença em sua vida e da sua família.
Enquanto profissionais da saúde, e mais ainda, sendo nossa prática centrada na família, temos o papel de compartilhar essa visão. A saúde dos pais e cuidadores tem efeito direto na saúde dos filhos, seja física ou emocional. Pais que se cuidam estão cuidando dos seus filhos. Pense e acredite nisso!
Você que já teve acesso às lives e iniciou de alguma forma o processo de mudança em alguma área, continue! Você que está chegando agora por aqui queremos encorajá-lo a se possível acessar todo o conteúdo, das lives em nosso IGVT.

Leia nossos conteúdos anteriores: