Diário dos bebês

Desenvolvimento consiste em um processo contínuo e ordenado que reflete a maturação do Sistema Nervoso Central. Inicialmente as atividades se restringem a padrões primitivos reflexos. Com o passar do tempo os reflexos irão desaparecer dando lugar aos movimentos voluntários cada vez mais refinados.

É durante o primeiro ano de vida que acontecem as mais importantes modificações em curtos períodos de tempo; este ano representa a grande transição da evolução (transição de atividades simples na posição deitado para atividades complexas em pé).

O desenvolvimento depende de fatores internos (processo de maturação normal que é semelhante a todas as crianças) e externos (estímulos oferecidos que são particulares).

A estimulação visa preparar e direcionar a criança para aquisições posteriores mais complexas.

Entretanto a estimulação deve respeitar os aspectos maturacionais de cada fase, sendo importante que sejam oferecidos em quantidade e qualidade compatíveis com a idade do bebê.

Esse conteúdo compreende uma síntese dos principais marcos, sinais de alerta e como se estimular o bebê do recém-nascido  ao 12º mês.

RN

A principal característica dessa fase é a flexão fisiológica, proveniente da posição intra-uterina, e que confere ao recém-nascido maior nível de estabilidade e conforto para que possa desempenhar sua tarefa primordial dessa fase que é a alimentação. O bebê mais organizado conseguirá se alimentar de forma mais eficaz. O padrão flexor permite ainda ao recém-nascido suas primeiras experiências sensoriais.

Embora haja predomínio da flexão, o bebê realizará movimentos de pequena amplitude casualmente, que são vistos como “chutes”.

Existe grande influência dos reflexos primitivos, e o RTCA (reflexo tônico cervical assimétrico )encontra-se muito aparente e desempenha papel importante nessa fase.

Quando colocado na posição prona eleva a cabeça mas ainda não a sustenta de forma ativa e eficaz para função, sendo esse movimento  resultante do reflexo de fuga à asfixia. Nessa posição o bebê tem maior concentração do peso na cintura escapular, sendo notório a elevação do quadril.

Maior parte de seus movimentos acontecem de forma reflexa e generalizada. Possui padrão respiratório abdominal, superficial e de frequência mais elevada. 

Nessa fase se identifica com sons mais agudos e ainda não é capaz de realizar fixação visual com propriedade, embora seja natural estabelecer o contato visual à pequena distância, especialmente com a mãe no momento da amamentação.

Ainda dorme maior parte do tempo e não tem uma rotina estabelecida de sono-vigília.

01 MÊS

Com um mês de vida o bebê ainda tem forte predomínio de posição flexora, mas realiza movimentos em maior amplitude em relação à fase anterior. 

Sua sucção é mais vigorosa e coordenada e isso reflete em melhora dos padrões de amamentação.

Quando colocado em prono realiza elevação da cabeça em maior frequência e isso tem efeitos positivos globais em todo seu desenvolvimento. 

diário do bebê
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02 MESES

Durante o segundo mês o bebê apresenta-se mais ativo e responsivo aos estímulos. 

A atividade reflexa começa desaparecer dando lugar para reações automáticas de movimento, que serão aprimoradas mês a mês.

Ainda adota postura assimétrica, mas agora com a diminuição da flexão fisiológica, passa a movimentar um pouco mais os membros superiores, podendo alcançar objetos de forma desorganizada e grosseira (movimento não intencional).

A emissão de sons ao se mover torna-se mais intensa e o choro pode expressar emoções (fome, sono, dor, etc). 

A principal diferença acontece quando colocado em decúbito ventral (barriga para baixo) pois agora eleva mais a cabeça embora ainda sustente por pouco tempo. Nessa posição o bebê mantém cotovelos próximos ao corpo e um pouco posterior aos ombros, o que o permite estabilizar a cintura escapular para elevar a cabeça em maior amplitude em relação ao primeiro mês.

As mãos permanecem ainda levemente fechadas, mas os dedos mindinho e anelar passam a abrir de forma mais frequente, marcando o início do processo de dissociação dos dedos para desempenho da função manual, que estará presente nos próximos meses.

Agora os estímulos são mais efetivos e o bebê começa a apresentar sinais de satisfação como sorrisos.

Neste momento a identificação de sinais de alerta pode ser mais fácil, pois o bebê já deve oferecer respostas mais evidentes. Presta mais atenção à estímulos visuais em pequenas distâncias e auditivos.

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03 MESES

O terceiro mês marca o término da fase assimétrica do bebê, sendo que agora ele tenderá a realizar movimentos mais organizados harmonizando os dois lados do corpo ( atividade bilateral simétrica), como levar uma mão em direção à outra à frente do corpo por exemplo. Não existe mais a tendência reflexa de manter a cabeça voltada para um dos lados.

Existe grande desenvolvimento de sinergia (equilíbrio) entre flexores e extensores, observado com tinck tuck ( queixo na direção do tórax) quando puxado para sentar por exemplo.

Quando em prono (barriga para baixo) possui melhor controle postural antigravitacional e ganha cada vez mais extensão funcional, mas ainda não é habitual que consiga liberar braços para alcançar objetos à sua frente. A musculatura abdominal passa a ganhar atividade, o que melhora seu padrão respiratório  permitindo emissão de sons cada vez mais frequentes e claros. Agora não só o choro, mas os movimentos e sons podem expressar seu estado emocional e afetivo. Componentes cognitivos também podem ser observados a partir da risada e emissão de sons, que geralmente geram movimentos antecipatórios ( a criança se move como se realizasse um esforço durante risada por exemplo// expressa afetividade e contentamento).

Em supino (barriga para cima) segura e olha objetos colocados na sua mão, além de “arriscar” alcançar objetos contra a gravidade.

A partir de agora mais atividades podem ser realizadas com intuito de estimular o bebê, uma vez que ele está mais participativo e atento.

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04 MESES

O controle postural do bebê é cada vez mais harmônico e refinado, sendo que os movimentos são aprimorados conforme são realizados em maior frequência.

O bebê aos quatro meses é muito ativo tanto em prono (barriga para baixo) quanto em supino (barriga para cima). Nessa fase não apresenta mais interesse em permanecer deitado preferindo brincar sentado, embora ainda não consiga se manter nessa posição, podendo realizar movimentos de extensão dos membros inferiores quando no colo como se quisesse ficar em pé ou escalar.

Em prono demonstra o grau de aprimoramento muscular em movimentos antigravitacionais como por exemplo o swimming (movimento do nadador: movimenta os quatro membros enquanto realiza extensão cervical e torácica). Em prono agora consegue liberar os membros superiores para alcançar objetos à sua frente.

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Atividades como exploração corporal (tocar diversas partes do corpo), atividade bimanual ( segura um objeto com uma mão enquanto a outra brinca), preensão espontânea (pouco refinada, realizada ainda na face palmar e ulnar (dedo mindinho) podem ser facilmente observadas.

05 MESES

No quinto mês o bebê encontra-se muito ativo e brinca muito em prono (barriga para baixo) ou supino (barriga para cima).

A transferência de peso nos membros superiores agora é possível com os membros em extensão, embora ainda não consigam liberação de uma mão nessa posição. Para alcance anterior de objetos realiza transferência lateral do peso sobre cotovelos e antebraços.

O início do pivoteio em prono (deslocamento sobre próprio eixo) marca o início do desenvolvimento do plano frontal de movimento.

Agora o alcance contralateral (cruzando linha média) passa a acontecer e é possível que o bebê desempenhe duas atividades distintas com os membros superiores ao mesmo tempo (enquanto uma mão alcança um objeto a outra toca as pernas, por exemplo).

A vocalização está mais elaborada, uma vez que os movimentos da língua também estão sendo aprimorados em associação aos movimentos corporais globais.

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06 MESES

Aos seis meses o bebê é muito ativo e sociável, e já adquiriu bom controle motor em posturas mais altas, sendo o sentar o principal ganho nessa fase. Como consequência desse ganho a reação de proteção anterior aparece como forma de evitar quedas anteriores enquanto brinca sentado.

Em prono agora é capaz de transferir peso sobre membro estendido para alcançar objeto a sua frente. Inicia o rastejar sobre abdômen, e pode assumir a posição de gatas (quatro apoios) a partir do prono. 

O terceiro plano de movimento, o transverso, inicia seu desenvolvimento e o bebê brinca rolando com dissociação e em posições laterais e intermediárias. Explora os membros (leva pés à boca) o que demonstra grande e efetiva  atividade abdominal contra gravidade; e brinquedos (exploração oral).

Noções de causa-efeito; ausência-permanência tem início nessa fase, e as brincadeiras se tornam mais prazerosas e divertidas.

Embora apresente transferência de peso nos membros inferiores quando colocado eventualmente em pé, não se deve estimular a marcha, uma vez que ainda não adquiriu todos os componentes motores, proprioceptivos e táteis para essa função.

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07 MESES

Aos sete meses o bebê é muito ativo e varia muito as posturas durante uma atividade ou brincadeira. Realiza extensão total em prono,rola, senta, brinca sentado, assume a postura de gatas (quatro apoios) ainda a partir do prono e inicia um preparo para o engatinhar (balançar anterior-posterior nessa posição).

Os movimentos rotacionais e o aprimoramento do plano transverso favorecem a mobilidade da caixa torácica aumentando sua expansão horizontal com consequente melhora da emissão de sons.

Apresenta bom equilíbrio sentado que o permite brincar muito nessa posição.

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08 MESES

Aos oito meses o bebê apresenta habilidades motoras bem desenvolvidas e prefere posturas mais altas (em pé) com apoio. Se levanta e se abaixa para alcançar objetos, mas a descida ainda é pouco elaborada (se joga para sentado) uma vez que não possui controle excêntrico estabelecido. Quando em pé “se balança” muito como se tentasse pular, dessa forma vai recebendo estímulos proprioceptivos e táteis nos membros inferiores, se preparando para a marcha. Ainda mantém membros inferiores em semi flexão de quadris e joelhos.

É capaz de compreender comandos verbais simples (como ordem de colocar um brinquedo em uma caixa por exemplo) e entende o que é “NÃO”, além de imitar gestos e ações.

A partir dessa fase é muito comum que alguns pais queiram estimular o “andar”, colocando os bebês em andadores (disquinhos). Vale lembrar que essa prática oferece prejuízos ao desenvolvimento normal da marcha, uma vez que limita os ganhos proprioceptivos e táteis adequados, além de oferecer riscos de acidentes e posturas inadequadas, como “ponta de pés” e membros largados (sem transferência adequada de peso).

Um evento típico desta idade é a “Angústia do oitavo mês”, que consiste em um momento no qual o bebê começa a se distinguir da mãe, passando a se enxergar como um ser isolado. É comum que apresente alterações de sono, pesadelos e estranhar familiares e pessoas do convívio pessoal. Importante transmitir segurança e estimular a noção de ausência- permanência (mamãe vai mais volta, por exemplo) e manter a calma pois isso logo se resolverá de maneira automática.

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09 MESES

Aos nove meses o repertório motor é refinado e está em constante aprimoramento. Agora todos os aspectos motores em desenvolvimento acontecem como preparo para a marcha independente.

A noção de profundidade por exemplo está em desenvolvimento (joga objetos no chão repetidamente, por exemplo), e isso promove a melhora do movimento descendente (em pé para chão novamente) que antes acontecia de forma não planejada, passando a um movimento mais harmônico e coordenado.

Em pé está em aprimoramento e evolução dos ganhos proprioceptivos e táteis nos membros inferiores (sobe, desce, agacha, levanta) ainda com apoio.

Habilidades manuais como pinça (agora com dois dedos, polegar e indicador, com espaço web (entre indicador e polegar) ainda fechado) e soltar voluntário estão em alto nível de refinamento. Todos esses ganhos manuais são refinados durante o engatinhar, que é importante nessa fase.

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10 MESES

Nessa fase as reações de endireitamento e retificações são bastante fortes, por isso o bebê se movimenta e “arrisca” novas experiências motoras.

O engatinhar continua sendo sua grande forma de locomoção, mas agora inicia a marcha com deslocamento (arrastando uma cadeira por exemplo), embora o padrão dessa marcha seja ainda primitiva e pouco eficaz.

Agora a pinça com dois dedos acontece com espaço web (entre polegar e indicador) aberto, o que destaca o grande aprimoramento da função manual. É capaz de “rodar” um objeto na mão (utilizando movimentos de antebraço – pronação/supinação) e transferir um objeto de uma mão para a outra com muita destreza.

Como brinca em posturas mais altas e realiza movimentos elaborados em todos os planos, a reação de proteção posterior aparece, como recurso protetivo em quedas para trás.

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11 MESES

Os bebês agora exploram tudo que encontram e apresentam muita agilidade em todos os movimentos e trocas de posturas.

Nessa idade podem soltar os apoios das mãos e permanecer por poucos segundos em pé sozinhos. Alguns podem iniciar a marcha independente.

Agora é hora de atenção redobrada, pois descem, sobem de móveis e querem alcançar tudo o que encontram no ambiente que estão.

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12 MESES

Os bebês exploram o ambiente em detalhes e já conhecem a rotina familiar.
Ficam em pé e  fazem transições de movimentos (reforça a sinergia entre flexores e extensores e melhora o controle postural).

Ficam em pé e  fazem transições de movimentos (reforça a sinergia entre flexores e extensores e melhora o controle postural).

Variam muito de posturas durante uma mesma atividade, sendo capazes de resolver problemas mais complexos que os dos meses anteriores (pais dizem NÃO para determinada atividade e eles buscam outras formas para voltar à mesma situação, por exemplo).

É muito comum que ao final do décimo segundo mês esteja andando, ainda com base alargada, membros erguidos (padrão URSO), com estabilidade em aprimoramento, mas de forma funcional.

A marcha adquirida normalmente entre décimo segundo e décimo oitavo meses passa por aprimoramento contínuo até o terceiro ano de vida.

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Agora que você conhece um pouco mais sobre desenvolvimento fique atento e na presença de qualquer sinal de alerta busque por orientação especializada

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