Você conhece o novo símbolo da acessibilidade?

É obrigatório o uso de forma visível do “Símbolo Internacional de Acessibilidade” em todos os locais que possibilitem acesso, circulação e utilização por pessoas com deficiência, e em todos os serviços que forem postos à sua disposição. Tal utilização só é permitida para identificação de serviços cujo uso seja comprovadamente adequado e destinado às pessoas com deficiência.

O pictograma representado por uma cadeira de rodas foi desenvolvido, em 1968, pela desenhista dinamarquesa Susanne Koefoed e adotado em 1969 pela Rehabilitation International. Utilizado para identificar locais destinados às pessoas com deficiência, e encontrados em vagas de estacionamento, transportes adaptados, rampas de acesso e outros equipamentos, o antigo símbolo aparece sempre voltado para o lado direito e, até então, não pode ser estilizado ou modificado.
Entretanto o símbolo inicialmente e vastamente utilizado passou por redefinição em 2015, você sabia? Isso mesmo!

A pedido da Divisão de Reuniões e Publicações do Departamento de Assembléia Geral e Gestão de Conferências das Nações Unidas, a Universidade de Desenho Gráfico de Informação Pública das Nações Unidas de Nova York criou um novo símbolo.

Tal mudança surgiu da seguinte reflexão: a necessidade de acessibilidade não diz respeito apenas à pessoas com deficiência de caráter físico e com repercussões motoras. Por conta disso, forma o símbolo da cadeira de rodas não tem representatividade para uma série de outras deficiências (intelectuais, auditivas e visuais por exemplo).

O novo modelo foi batizado com o nome The Accessibility (A Acessibilidade) e definido como “logotipo acessibilidade”. Compreende uma figura simétrica conectada por quatro pontos a um círculo, que representa a harmonia entre o ser humano e a sociedade, e com os braços abertos, simboliza a inclusão de pessoas com TODAS as habilidades, em todos os lugares.

Representa a esperança e a igualdade de acesso para TODOS, o que inclui acessibilidade à informação, serviços, tecnologias de comunicação e acesso físico.

Segundo os criadores o logotipo é neutro e imparcial, não implicando o endosso pela Organização das Nações Unidas ou do Secretariado das Nações Unidas.

Contudo, essa iniciativa torna universal a informação pública impressa em locais e produtos, não sendo mais necessária a indicação de cada tipo de deficiência, como realizado anteriormente e ainda bastante utilizado, já que TODAS estão agora representadas por um ÚNICO logotipo.

Fontes: http://www.confea.org.br/media/cartilha_acessibilidade_PDF_site.pdf

https://forumdesustentabilidade.com.br/onu-anuncia-novo-simbolo-de-acessibilidade/