dificuldade motora

Dificuldade motora e postural, o que fazer?

Atualmente com o avanço dos canais de comunicação, a evolução diagnóstica de forma precoce e com a possibilidade dos pais entenderem melhor sobre o desenvolvimento de seus filhos e sobre os diagnósticos, houve um aumento considerável da busca pelo serviço de fisioterapia pediátrica especializada, uma vez que as famílias conseguem estar mais atentas e identificar quando algo não está acontecendo como deveria ou pela própria busca de melhores condições de desenvolvimento.

Muitas vezes a inquietude dos pais em relação se está tudo bem com o desenvolvimento do filho, ou quanto ao que se pode proporcionar de estímulos adequados somente é cessada quando se passa por uma avaliação especializada adequada, através desta é proporcionado um conhecimento específico quanto ao desenvolvimento de cada criança, de forma que se possa identificar se o que está realizando está adequado para a idade, e se os padrões específicos adotados pela criança como, quando e de que forma realiza determinada atividade estão contribuindo ou não para seu desenvolvimento global.

Toda criança tem potencial de aprendizado, as respostas motoras automáticas acontecem naturalmente com o desenvolvimento da criança e quando não acontecem dentro de um limiar padrão deve-se avaliar e provocá-las a fim de diminuir os prejuízos no desenvolvimento.

Seu filho tem dificuldade para sentar, engatinhar ou andar?

Quando pensamos numa criança sentada é importante lembrar que sentar é uma postura funcional para a criança, é a primeira no desenvolvimento adquirida que a criança se torna mais independente, esta postura se torna automática por volta dos 6 meses, sendo que aos 8 meses a criança deverá estar saindo do deitado e passando para sentado possibilitando uma maior exploração do ambiente.

Através do sentar ocorrem maiores intenções, alcances de brinquedos anteriores, laterais e posteriores, além de ser a base para as trocas de posturas como sentado para gatas e sentado para ajoelhado favorecendo o desenvolvimento da criança, através destas trocas posturais a criança irá iniciar posturas mais alta e em seguida ficar em pé possibilitando o andar, primeiro segurando em superfície horizontal e em seguida vertical e livre posteriormente.

Todas as fases do desenvolvimento são importantes, em cada uma existe um porquê delas existirem e seus benefícios para toda a vida, quando a criança apresenta uma maior dificuldade de realizá-las existem hoje as Terapias Contínuas Cuevas Medek Exercise possibilitam uma intensiva provocação cerebral com objetivos específicos e alcance de resultados importantes.

Cuevas Medek Exercises (CME)

O Cuevas Medek Exercises (CME) é um método criado pelo fisioterapeuta Ramon Cuevas, baseado em exercícios dinâmicos e desafiadores contra a gravidade. Seu objetivo principal é reforçar o potencial de recuperação natural de crianças que apresentam alguma dificuldade motora, como as que nascem com T21 (antes conhecida como síndrome de Down), crianças com paralisia cerebral, prematuros, síndromes, deleções cromossômicas ou até mesmo crianças com atraso no desenvolvimento sem causa conhecida.

A provocação permite o surgimento de respostas automáticas, pré-programadas a aparecer mesmo em cérebros imaturos.

O CME pode ser aplicado a qualquer criança com atraso no desenvolvimento, exceto em doenças neuromusculares degenerativas e osteogênese imperfeita. 

Outro fator que deve ser levado em consideração é a idade/peso da criança e a presença de determinadas alterações associadas. Nesses casos é importante uma avaliação inicial para verificar se o método poderá ser aplicado em sua totalidade.

Quer saber mais sobre o método? Leia também 

 Como funciona o CME?

Já escutou a frase: Não existe “receita de bolo” no CME?

Agende já a avaliação do seu filho com a Lediany Spesso, profissional especializada em CME em Dourados/MS. Clique no botão abaixo e saiba mais!