Atualmente com o avanço dos canais de comunicação, a evolução diagnóstica e com a possibilidade de os pais entenderem melhor sobre o desenvolvimento de seus filhos, houve um aumento considerável da busca pelo serviço de fisioterapia pediátrica especializada, uma vez que as famílias conseguem estar mais atentas e identificar quando algo não está acontecendo como deveria, ou após encaminhamento médico por algum diagnóstico já existente passa a busca pela segurança em entender e atender as demandas de seus filhos.
Muitas vezes a inquietude dos pais em relação se está tudo bem com o desenvolvimento do filho, ou quanto ao que se pode proporcionar de estímulos adequados somente é cessada quando se passa por uma avaliação especializada adequada, através desta é proporcionado um conhecimento específico quanto ao desenvolvimento de cada criança, de forma que se possa identificar se o que está realizando está adequado para a idade, e se os padrões específicos adotados pela criança como quando e de que forma realiza determinada atividade estão contribuindo ou não para seu desenvolvimento global.
A fisioterapia pediátrica especializada é uma das áreas que estuda o desenvolvimento humano, com foco nos aspectos motores da criança.
O desenvolvimento motor deve ser avaliado levando-se em consideração quando, como e de que forma os movimentos estão acontecendo, pois, todos esses aspectos interferem diretamente no desenvolvimento global da criança.
Caso alguma fase do desenvolvimento não ocorra, isto não é considerado normal, sendo que a orientação em uma avaliação adequada fará total diferença na vida futura da criança, tanto nos movimentos, transferências posturais, na postura e até mesmo podendo influenciar na segurança para realizar as atividades. Portanto, a inquietude dos pais deve ser considerada de extrema importância.
Quando a família procura a fisioterapia pediátrica especializada tem por benefício a tranquilidade de entender cada fase do desenvolvimento e a partir disso fazer parte e ser presença neste processo fazendo a diferença na vida dos filhos.
A segurança em lidar com os filhos e saber os caminhos a seguir para um melhor desenvolvimento é algo que as famílias buscam e recebem através de uma construção diária com o fisioterapeuta que tem o papel de intervir com a criança, mas além disso de empoderar os pais diante do desenvolvimento de seus filhos ou diante de um diagnóstico, para que possam com segurança e êxito proporcionarem o direcionamento ideal para as necessidades específicas do seu filho, tendo a segurança de estarem amparados durante todo o processo por profissionais capacitados.
Leia nossos conteúdos anteriores: