Seu filho senta em “W”? Pare com isso agora mesmo!

O sentar em W: Há algum tempo atrás, realizamos um post em nossas redes sociais sobre “Os riscos de sentar em W”, que gerou muito interesse dos nossos seguidores. Tendo quase 2.000 compartilhamentos, o que nos surpreendeu muito. Agora que temos nosso cantinho aqui do blog, viemos conversar com vocês sobre essa posição.

Quando a criança está em fase de desenvolvimento, é normal alternar em posições variadas enquanto brinca e não há nada de errado, pois é normal que isso aconteça. Inclusive, essa alternância entre posições é benéfica, pois as transferências entre uma postura e outra ajudam a desenvolver os músculos do tronco e a formar as noções de equilíbrio e consciência corporal.

É muito comum as crianças assumirem a postura em W, que é a maneira de sentar-se com as pernas posicionadas em formato de W. (veja a figura acima)

Esse modo, pode acabar gerando bastante desconforto para as mães ao verem, por isso fizemos esse conteúdo e nele iremos explicar porque você mãe e pai devem intervir, quais são os riscos e o que deve ser feito. 
Continue lendo… 

O sentar em W

Ao contrário do que muitos pensam, sentar em W é realmente confortável para a criança que ainda tem articulações muito mais móveis que nós adultos, pois a criança consegue distribuir seu peso, diferente da forma convencional e ficar acomodada, diferente de outras posições que exigem ativação muscular.  Nessa posição é possível sustentar todo seu peso em uma única posição e os músculos do tronco tem pouco trabalho para manter a postura.

Portanto, quando utilizam essa posição ao brincar elas não desenvolvem e aprimoram o controle muscular, assim não são capazes de realizar rotações de tronco, inclinações, transferências de peso laterais, reações de proteção e nao trabalham também a dissociação de cinturas. Estas habilidades são primordiais para o desenvolvimento motor das crianças, influenciando inclusive o desenvolvimento da dominância manual.

Se a criança permanece sentada em W, essa preferência poderá gerar problemas ortopédicos ou até mesmo relacionados ao desenvolvimento motor normal, pelo simples fato de que a criança não exercita as musculaturas do tronco e quadril.

Riscos de sentar em “W”

Conforme vimos acima, sentar em W é uma das opções que as crianças podem utilizar para sentar-se, porém não é um modo sadio, pois pode causar problemas relacionados ao desenvolvimento, caso ela passe muito tempo assim. Para evitar complicações futuras às crianças, fique atento às consequências que podem ser geradas: 

  • Probabilidade de luxação de quadril, assim como outras alterações ortopédicas;
  • Aumenta as chances de torções, distensões e contraturas;
  • Alteração no desenvolvimento da dominância manual;
  • Alterações posturais; 
  • Alterações no desenvolvimento e alinhamento ósseo.

O que fazer nessa situação?

O ideal é não deixar com que a criança se acostume com esse modo de sentar, para que não vire um hábito. Sempre que ver que seu(a)  pequeno (a) estiver sentando em W, peça para que ele mude de posição, como as a seguir: 

Sentar-se com as pernas para frente também é confortável e gera bastante estabilidade, o que pode ser uma ótima opção para eles, já que é o que buscam ao sentar-se em W. Auxilia no alinhamento postural e também permite que eles se sentem sob os Ísquios, que é um osso que constitui a zona inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo quando estamos sentados.

Sentar-se com as pernas de lado que é quando a criança se senta com uma perna dobrada e outra esticada. A alternância  entre as posições em que ela se senta é bastante benéfica e estimula a descoberta dos limites do corpo. 

Se a criança insistir na posição em W, provavelmente ela se sente bastante confortável, mas continue estimulando nas demais posturas, pois elas ajudarão para o desenvolvimento motor. É importante seguir as orientações a fim de ampliar as possibilidades para ela e garantir seu desenvolvimento. Mas lembre-se, não repreenda, apenas corrija-o.

Até a próxima!



Leia nossos conteúdos anteriores:

Nos acompanhe nas redes sociais:
FacebookInstagram